O inverno já chegou e, com ele, aproximam-se os dias mais frios do ano. Para quem conduz é importante redobrar a atenção na estrada e no seu próprio veículo. Nesta época propícia a chuva, gelo ou neve, sugerimos algumas dicas que podem fazer a diferença.


Verificar estado e pressão dos pneus


É fundamental garantir aderência máxima ao piso, principalmente com condições climáticas adversas. Faça uma revisão ao estado dos pneus mais frequente e tenha sempre em atenção a pressão correta para assegurar a sua segurança. Em locais com invernos rigorosos, pode ser necessário uns pneus de inverno ou correntes de neve.


Atenção à bateria e luzes


O frio reduz a capacidade de carga da bateria e temperaturas baixas são mais exigentes para o arranque do motor, componentes eletrónicos, luzes e aquecimento. Não deixe de apertar as ligações e de limpar todas as superfícies para evitar falhas. Esteja, também, atento às velas de ignição e veja se as luzes funcionam todas.


Desembaciador de vidros e aquecimento


Nos dias de inverno, os vidros embaciam com bastante mais facilidade, por isso é fulcral que o aquecedor e o desembaciador de vidros estejam em perfeitas condições para uma viagem com a máxima comodidade e visibilidade.


Proteja o seu carro


Caso deixe o carro ao ar livre durante a noite, tente protegê-lo ao máximo com uma capa ou manta, para evitar ter de remover as camadas de gelo. Se isso acontecer, use uma espátula para raspar o gelo. Nunca o faça com água quente!


Todos estes pequenos gestos são capazes de prevenir acidentes, mas não se esqueça que tem de adaptar sempre a velocidade às condições atmosféricas, para garantir a sua segurança e de todos os que andam na estrada. 


Se pretende trocar de veículo e procura uma opção de confiança, veja as opções que temos ao seu dispor: https://www.solicar.pt/pt-PT/Viaturas. Boas viagens!