Agora que estamos de regresso à estrada e a este ‘novo normal’, é uma boa altura para romper com alguns hábitos antigos e errados na condução.

As rotundas são um dos locais com grande afluência de trânsito e onde, geralmente, há maior tendência para cometer erros, tornando estes pontos um alvo de sinistralidade rodoviária.

Por esse motivo, e para que volte à estrada com toda a segurança, nunca é demais recordar as regras básicas de circulação que deve respeitar, desde a prioridade, a circulação pelo interior e exterior conforme a saída que pretende e o uso correto dos piscas.



Prioridade:

Uma das regras fundamentais é que quem circula dentro da rotunda tem sempre prioridade sobre os outros veículos, sejam eles qual forem. Veículos prioritários, como as ambulâncias, carros de bombeiros ou polícia são as únicas exceções.

Lembre-se que, apesar de saber que quem circula na rotunda beneficia da prioridade, deve dar a entender ao condutor que vai realmente ceder a passagem.



Circular pelo interior e exterior da rotunda:

Provavelmente um dos erros mais comuns dos condutores nestes locais, que muitas vezes se deslocam da faixa interior diretamente para a saída e cortam a passagem aos outros.

Mas afinal, qual é a regra? Ao entrar na rotunda deve circular pela faixa exterior, caso queira sair na primeira saída. É, também, permitida a utilização da faixa exterior, caso queira sair na segunda saída, mas deve evitar esta manobra.

O correto é que circule pelas faixas interiores da rotunda e apenas transite nas exteriores após passarmos a saída anterior à que queremos usar.



Uso dos piscas:

Não é só nas rotundas que o uso dos piscas é absolutamente fundamental, sendo que, a não utilização dos mesmos, compromete seriamente a segurança rodoviária.

No caso concreto das rotundas, existem 3 casos que devem ser sinalizados através dos piscas:



  • Quando queremos utilizar uma das saídas, recorrendo ao pisca com alguma antecedência

  • Quando vamos mudar de faixa, dentro da própria rotunda

  • Quando, não tendo ainda chegado o momento de sair, queremos continuar a circular na rotunda. Esta intenção, sobretudo quando se trata de uma rotunda com apenas uma faixa, deve ser assinalada acionando o pisca da esquerda.